top of page

Você sabe dizer qual é o seu perfil de liderança?

Atualizado: 24 de set. de 2019


Equipe sentada conversando com seu líder

Em poucas palavras, podemos dizer que liderança é a habilidade que uma pessoa tem de guiar os esforços de uma equipe com o intuito de atingir determinados resultados.

O líder, diferentemente do chefe, inspira e motiva sua equipe de modo harmônico e despertando o entusiasmo dos envolvidos e, geralmente, é uma pessoa que cativa os funcionários – ao contrário do chefe, que muitas vezes é evitado.

É possível identificar diversos perfis de liderança que podem ser encontrados dentro das empresas, e nós te mostramos aqui quais são os seis principais.


1) Democrático

O líder democrático é aquele que ouve seus funcionários, dá espaço para que eles colaborem, mas também sabe fazer isso de maneira estratégica, ou seja, consegue enxergar em quais momentos ele precisa tomar as rédeas da situação.

Quem exerce esse tipo de liderança elogia, faz avaliações e dá feedbacks aos seus funcionários no momento certo, causando engajamento da sua equipe e tendo mais facilidade para motivá-la na hora de atingir metas.

Contudo, a palavra final é sempre dele, mesmo que tenha levado em conta as opiniões dos subordinados para chegar à determinada conclusão.


2) Permissivo

O líder com perfil permissivo, ou liberal, dá autonomia aos seus funcionários, permitindo que eles tomem decisões por si só e respeitando seus próprios posicionamentos diante das tarefas a serem executadas.

Ele costuma se envolver pouco nos processos e não dá feedback aos colaboradores, podendo causar um efeito de baixa produtividade e desmotivação em toda a equipe, ao invés de motivar.


3) Coaching

O perfil de líder Coaching é aquele que consegue enxergar o potencial de cada indivíduo de sua equipe, ou seja, para atingir os resultados esperados, ele se preocupa em incentivar, inspirar e desenvolver seus funcionários. Esse perfil costuma trabalhar como sendo o próprio exemplo do que ele espera dos subordinados.


4) Autocrático

Os líderes com esse perfil não costumam ouvir seus funcionários e tomam as decisões baseados no que eles acreditam ser o certo, concentrando neles mesmos todo o poder de decisão. Eles são autoritários, controladores, e pode acontecer de utilizarem de ameaças - diretas e indiretas - como meio “motivacional” para obtenção de resultados.


5) Transformacional

Assim como no perfil de liderança coaching, o líder transformacional se preocupa com o crescimento de seus funcionários e costuma ser o exemplo para eles, mas nesse caso, também há preocupação em modificar o ambiente em que ele está inserido.

Por esse motivo, esse perfil é muito útil em momentos de crise, e é considerado o mais adequado de todos os estilos.


6) Carismático

O líder carismático é aquele que conquista seus subordinados ao gerar laços com certo nível de afetividade com eles. Esse perfil se assemelha bastante ao de líder transformacional, com a diferença que esse líder não tem a intenção de modificar nada ao seu redor, apenas em criar um clima de simpatia e afeição entre ele e os funcionários.


Normalmente, um líder se identifica e exercita apenas um desses perfis, porém, ele pode demonstrar diferentes tipos de liderança de acordo com um contexto pontual.

Por exemplo, um líder carismático pode se tornar um autocrático em uma situação de crise, mas isso não significa que ele terá se transformado em outro tipo de líder, apenas que está agindo de maneira estratégica de modo a atender as necessidades da empresa naquele momento.


Mesmo que não haja uma crise, muitas vezes o líder precisa guiar mais do que discutir as ações, e faz parte do exercício de liderança saber identificar e ser flexível em sua própria conduta. Afinal, liderança não é apenas sobre motivar sua equipe, mas sim, sobre saber agir de maneira estratégica em benefício de todos e da empresa.

234 visualizações0 comentário
bottom of page