Quem deveria fazer um curso de metrologia?

Atualizado: 24 de Set de 2019


Quem trabalha em indústrias muito provavelmente já ouviu falar sobre o curso de metrologia, não é mesmo? Mas você sabe o que é isso? E quem é o profissional que trabalha com metrologia?

Primeiramente, você precisa saber que metrologia é a ciência que estuda as medidas (tempo, tamanho, peso etc.) e suas aplicações, afinal de contas, as usamos para tudo: seja na fabricação de um produto, na quantidade de ingredientes de uma receita, nos índices em uma avaliação médica... Todas as coisas ao nosso redor exigem medições.

Nas indústrias, a metrologia tem um papel fundamental em especial no setor de qualidade, já que é o sistema que permite realizar uma avaliação completa dos produtos que estão sendo fabricados.

Além disso, ao mesmo tempo em que avalia o produto, também avalia os próprios processos e instrumentos utilizados na fabricação, atestando se eles estão cumprindo seu papel de medir corretamente ou não.

Quando aplicada corretamente, a ciência da metrologia garante a padronização dos métodos de medição, levando assim, à minimização de custos e redução de gastos com sobras de materiais e/ou retrabalho.

E é aí que chegamos ao responsável por esse processo, o metrologista: é ele quem realiza a medição, e seu trabalho está relacionado à avaliação e ao controle de qualidade dos produtos por meio de ensaios laboratoriais, onde testa a massa e a resistência deles, garantindo que eles terão a qualidade e a segurança esperadas pelo consumidor final.

34 visualizações
  • instagram_rodapé
  • facebook_rodapé
  • linkedin_rodapé

Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta: 8h às 18h

Sexta: 8h às 17h

© 2001 - QUALITAS HUMANUS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.