top of page

Quem deveria fazer curso de empilhadeira?

Atualizado: 24 de set. de 2019


Homem trabalhando com empilhadeira em um estoque

A empilhadeira é uma das máquinas mais utilizadas dentro de empresas, afinal, ela permite que objetos grandes e pesados, produtos químicos, produtos perecíveis, peças de aços, entre outros, sejam transportados, descarregados e armazenados com segurança.

A pessoa que manuseia a empilhadeira é o operador de empilhadeira, e para poder desenvolver essa função é preciso ter certificação, de acordo com determinação da Norma Regulamentadora 11 (NR11), que trata do transporte e movimentação de materiais.

Para conseguir a certificação é necessário ter 18 anos, Ensino Fundamental completo, habilitação B válida e fazer um curso de operador de empilhadeira. Além do curso, o operador de empilhadeira precisa, durante o expediente, portar um cartão de identificação, que tem validade de um ano, e pode ser renovado após passar por exame de saúde completo, a ser concedido pelo empregador.

Durante o curso de empilhadeira, o profissional poderá aprender conteúdos que farão com que ele a utilize de maneira mais eficaz, aproveitando todas as suas funcionalidades, e favorecerão um trabalho realizado com mais segurança e eficiência. Esses conteúdos podem incluir:

- Conhecimentos referentes à norma NR-11 e NR-12 e sobre o uso de equipamentos de proteção;

- Detalhes técnicos da máquina e suas funcionalidades;

- Técnicas de movimentação/carregamento;

- Normas de saúde e segurança do trabalho


O profissional que possui certificação de operador de empilhadeira pode trabalhar em áreas como: logística e transporte, indústrias de automóvel, construção civil, fábricas, indústria moveleira, portos, comércio atacadista e varejista, estoques de empresas e distribuidoras de todos os tipos de mercadoria.

175 visualizações0 comentário
bottom of page