top of page

Você sabe o que são ERPs, ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial?

Atualizado: 24 de set. de 2019


Homem diante de um quadro com um exemplo de ERP sistema integrado de gestão

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa, e os Sistemas ERP são softwares que compilam as informações de cada setor de uma empresa em uma só plataforma.

Esses sistemas são divididos em módulos, e cada um deles é estruturado de maneira personalizada para cada setor. Ou seja, o setor financeiro tem suas próprias funcionalidades, assim como o controle de materiais, os Recursos Humanos, e assim por diante.

O objetivo de se usar um ERP é contribuir para que sejam realizadas análises mais precisas do negócio e aperfeiçoar os processos de planejamento como um todo, permitindo que todos os recursos (financeiros, humanos, materiais, etc.) sejam aplicados da maneira mais adequada possível às reais necessidades da empresa.


Na prática, uma empresa que adota um sistema ERP encontrará benefícios como:

- Diminuição do risco de perder dados;

- Agilidade na geração e interpretação de relatórios;

- Facilidade para analisar aspectos específicos da empresa;

- Diminuição de erros;

- Otimização na tomada de decisões.


Alguns exemplos de sistemas integrados bastante conhecidos são: SAP, TOTVS, Linx, Senior e Oracle.


Se você trabalha em áreas como Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Controle de estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística, precisa saber usar os sistemas integrados, pois certamente o uso de algum deles será exigido nas suas rotinas de trabalhos.

É possível encontrar cursos até mesmo na internet e com preços bastante acessíveis para que você aprenda a utilizar esses sistemas tão requisitados hoje em dia e esteja preparado para trabalhar em empresas de diversos segmentos.

144 visualizações0 comentário
bottom of page