top of page

Nunca esteja satisfeito

Atualizado: 24 de set. de 2019


Menino com ambições e com visão de futuro e vitória

Pense: você está satisfeito com a sua vida atual? Talvez, sim. Você pode ter um teto confortável, um emprego estável, uma família feliz (ou estar feliz sozinho), estar com a saúde em dia, e quem sabe até ter um animal de estimação para alegrar seus dias. Mas isso é absolutamente tudo o que você sempre quis?

Perceba que o questionamento não é se você está feliz ou não; se você tem gratidão por tudo isso ou não. Eu quero saber se você já chegou no limite daquilo que queria realizar, especialmente no aspecto profissional.

Talvez você tenha ouvido falar que no ano de 2017, gratidão foi a palavra mais usada nas redes sociais, e com razão. Aprender a valorizar as coisas boas que temos na vida é uma tendência cultural do nosso tempo. “Reclamar menos, agradecer mais”. No entanto, isso não significa que devemos nos contentar apenas com o que já conseguimos.

Alguma vez você já se perguntou, por exemplo, por que os atletas continuam competindo mesmo depois de ganhar medalhas e mais medalhas? Por que ninguém fica satisfeito com o bronze ou a prata? Por que, mesmo depois de ganhar o ouro, eles querem continuar competindo?

Alguns deles querem provar para si mesmos que podem concluir determinada tarefa com um desempenho melhor do que da vez anterior; outros querem, porque precisam provar aos oponentes que são melhores do que eles. Cada perfil com seu próprio estímulo, eles possuem algo em comum: por mais felizes que estejam com suas conquistas, nunca estão satisfeitos, porque sabem que são capazes de ir mais longe.

Essa é uma lição básica que devemos levar para a vida e para a carreira: o fato de você já ter conseguido aquilo que queria não significa que você deve parar de buscar por novos objetivos, novas realizações.

Talvez um dos maiores erros que a maioria das pessoas comete seja o de se conformar e se esquecer de que elas podem mais, que o limite delas ainda não foi atingido. O que acontece é que quando elas alcançam um patamar confortável em suas vidas, elas perdem a sua motivação, afinal, já ‘chegaram lá’.


Você quer ser uma dessas pessoas? Ou quer ir além? Se a sua resposta for a segunda opção, você já sabe qual será seu próximo passo? O que vai te motivar a levantar da cama todos os dias depois que você já tiver tudo o que queria?

Descobrir o que te move é essencial para que você não deixe de querer mais da vida, de explorar seu potencial. Para finalizar, lembre-se da frase de T. S. Eliot: “apenas aqueles que arriscam a ir longe demais podem descobrir o quão longe alguém pode ir”.

69 visualizações0 comentário
bottom of page