Como usar ferramentas de Marketing Empresarial no Marketing Pessoal


Antes de qualquer coisa, uma breve definição: o que é Marketing? Marketing pode ser definido como um conjunto de técnicas que estuda o mercado de uma empresa e seus produtos com o objetivo de desenvolvê-la e, consequentemente, aumentar seu lucro.


Mas então, o que é Marketing Pessoal e qual sua função?


Da mesma forma que você pode agregar valor a uma empresa ou produto, você pode fazê-lo consigo, ou seja, você pode buscar estratégias para aperfeiçoar sua imagem no mercado de trabalho e em outros contextos da sua vida, afinal, você não se resume apenas a um indivíduo que trabalha. Isso é Marketing Pessoal.


Quando se trata de Marketing, sabemos que há dezenas de ferramentas que podem ser utilizadas para trabalhá-lo de maneira mais eficiente, mas você já parou para pensar que elas podem ser utilizadas também para cuidar da sua imagem? Neste artigo vamos te mostrar como três dessas ferramentas podem ser aplicadas na sua vida.


Análise SWOT

A Análise SWOT é conhecida, em português, como Análise FOFA, pois avalia as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças de uma organização. Essas diretrizes servem para avaliar os aspectos positivos e negativos da empresa, tanto no ambiente interno, ou seja, os que dependem da empresa para se desenvolverem, como no ambiente externo, que são as influências que vêm de fora, como mercado, economia etc.

Esse conceito pode ser aplicado à sua vida a partir de uma reflexão sobre os pontos mencionados acima. Quais são as características que podem ser positivas à sua imagem? E quais são as que você pode melhorar? Quais influências externas você pode absorver para sua vida e quais você deve evitar? Ao fazer essa autoanálise, você pode começar a usar esses aspectos a seu favor.


Benchmarking

O Benchmarking é uma análise de concorrência onde uma empresa “aprende com a outra”, ou seja, você busca referências nas práticas de outras organizações do mesmo segmento a fim de melhorar seus processos, serviços, produtos e estratégias, por meio da absorção de algumas dessas características.

Você pode se utilizar dessa técnica ao observar elementos positivos em pessoas conhecidas e agregá-los ao seu próprio comportamento. Por exemplo, se você reparou que um colega dá atenção especial para suas vestimentas e notou que isso tem trazido resultados positivos à imagem dele, por que não passar a fazer o mesmo?

É claro que esse tipo de prática não se limita a questões como essas, e você pode aplicá-la em se tratando de conhecimentos técnicos, comportamento, especializações, enfim, qualquer coisa que você perceba que possa te trazer algum tipo de benefício. - mas não se esqueça: inspirar-se no outro não significa perder sua essência!


Segmentação de Mercado

Para se manter no mercado, uma empresa precisa conhecer seus públicos de interesse, para poder se relacionar com ele de maneira adequada. A mesma empresa pode, inclusive, ter mais de um grupo de interesse e, portanto, precisa saber conversar com esses grupos de maneiras distintas. O mesmo acontece com você.

No seu dia a dia, você se relaciona com sua família, seus amigos, com seus colegas de trabalho, chefes, clientes, conhecidos, e a lista pode ficar mais e mais longa. Pense: você se comunica com todas as pessoas da mesma forma? Se a sua resposta for sim, sinto informar que você precisará repensar esse comportamento.

Diferentes tipos de relações requerem diferentes posturas, então você precisa conhecer bem o público com quem está conversando e se adequar. Você não pode falar com seus colegas de trabalho da mesma maneira com que fala com sua família, e por aí vai. É claro que não existe uma regra específica de como se comportar diante de cada um deles, afinal, tudo pode variar dependendo da liberdade que a própria pessoa te dá, mas é importante desenvolver esse feeling para não fazer feio.


Bônus: Branding

Você já ouviu falar em Branding? Essa ferramenta, que também é conhecida como posicionamento de marca e serve para gerir uma marca com o intuito de que ela se torne presente não só na mente, mas também no coração dos consumidores. Não é (apenas) ter um logo bonito, uma campanha de marketing bacana ou um site moderno. Construir uma marca é um trabalho muito mais aprofundado, que faz com que ela se diferencie das concorrentes e faça parte da vida das pessoas, como é o caso da Coca-Cola, das Havaianas, McDonald’s, entre outras.

Faça o seu branding. Encontre o que te diferencia dos outros “produtos” e construa a sua marca de maneira sólida. Faça com que você seja lembrado de maneira positiva pelos seus amigos, família e, em especial, pelo mercado de trabalho. Lembre-se que ter um bom marketing pessoal pode afetar sua vida como um todo, portanto, não foque apenas em aprimorar aspectos superficiais, busque a melhoria real, que vem de dentro, pois isso impactará diretamente em como seu público te vê.

58 visualizações

Telefone: +55 (15) 3224-7777

Endereço: Rua Santa Clara, 407 - Centro - Sorocaba/SP

 

Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta: 08h às 18h e Sexta: 08h às 17h

 

© 2019 - QUALITAS HUMANUS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.