top of page

5 dicas de como melhorar seu desempenho profissional

Atualizado: 11 de nov. de 2019


Equipe reunida conversando sobre como melhorar o desempenho profissional

É claro que não existe uma única forma de você ser considerado um bom profissional; isso vai depender de diversos fatores, afinal, cada posição dentro da empresa exige determinadas experiências, posturas e qualificações.

No entanto, existem algumas competências que vão além de habilidades técnicas, são aconselháveis a qualquer profissional e podem colaborar muito com sua imagem. Por isso, separamos 5 dicas de como melhorar seu desempenho profissional. Veja:


Administre seu tempo

Esse é um tópico bastante discutido, mas com uma boa razão para isso ainda acontecer. Saber organizar seu tempo é algo que parece óbvio, mas muitos profissionais ainda possuem uma barreira enorme em se tratando desse assunto.

Entre se prejudicarem por chegarem atrasados aos compromissos e se enrolarem tanto no trabalho ao ponto de não conseguirem concluir todas as suas tarefas, as consequências da falta de administração do tempo são inúmeras.

O problema é que você pode manchar sua imagem por passar uma impressão de profissional desleixado, perdendo sua credibilidade e se prejudicando seriamente no ambiente de trabalho.


Saiba se comunicar

É impressionante a quantidade de pessoas que ainda têm dificuldades em se comunicar. Seja em linguagem escrita, oral ou até mesmo corporal, muitas pessoas não conseguem transmitir informações, instruções ou sequer expressar de forma clara aquilo que precisam.

A falta de habilidade com a comunicação pode gerar diversos tipos de mal-entendidos, desde os interpessoais até os que envolvem processos referentes ao ambiente de trabalho. Pode ser prejudicial ao profissional e, em casos mais sérios, à empresa.

Lembrando que saber se comunicar não se limita às ideias que saem de você, mas também àquelas que vêm de outras pessoas. Saber identificar o momento em que ouvir é mais importante do que falar, também é essencial.


Seja amigável

Mais do que nunca, manter uma boa rede de contatos – o famoso networking – é um ótimo meio de melhorar seu desempenho profissional. Por meio dele é possível estabelecer relações de negócios, gerar oportunidades no mercado de trabalho, prestação de serviços por meio de permuta, enfim, ele pode ser útil de diversas formas.

O ideal é que você tenha conhecimento sobre diversos tipos de assunto e procure ser amigável, assim, você poderá aumentar essa rede de contatos em qualquer ambiente em que você esteja.

Mas, atenção: mantenha interesse genuíno por essas pessoas, não seja legal apenas quando for conveniente para você, porque isso pode passar a imagem de que você é uma pessoa que se aproxima apenas por interesse, e vai afastar as pessoas de você.


Aceite os feedbacks negativos

Ouvir que nosso trabalho não está sendo realizado de maneira adequada, que estamos repetindo um comportamento negativo ou que não estamos atingindo os resultados esperados não é fácil e muito menos agradável, mas é muito necessário, porque vai permitir que você corrija seus pontos fracos e se desenvolva.

Vale lembrar que o ideal é trabalharmos as nossas mentes para aceitarmos os feedbacks honestamente, de forma madura e deixando de lado suas emoções pessoais, para que possamos enxergá-los de maneira construtiva e aproveitá-los em nossa evolução como profissionais.


Admita quando não sabe algo

É muito bom ser um profissional que entende de diversos assuntos e consegue resolver diversas situações de maneira independente, mas não podemos esquecer que nem sempre sabemos de tudo, e por isso, se estivermos diante de um problema que não temos certeza de como resolver, devemos pedir ajuda.

Melhor do que um profissional que sabe superar obstáculos sozinho é aquele que sabe quais são suas limitações e, ao invés de perder tempo tentando solucionar um problema que desconhece, procura uma pessoa que realmente entende do assunto e resolve o empecilho de uma vez.


Além dessas, existem muitas competências que você também pode desenvolver para ser um profissional qualificado, mas é sempre bom começar por algum lugar. Por isso, não se esqueça de sempre fazer uma autoavaliação e buscar sempre a expansão de suas potencialidades. Dessa forma, você se tornará cada vez mais um profissional de alto desempenho e com alto nível de empregabilidade.

118 visualizações0 comentário
bottom of page