top of page

8 passos para superar uma fase ruim

Atualizado: 24 de set. de 2019


Pessoas unidas comemorando após superar um desafio

É inevitável vez ou outra nos depararmos com momentos em que não estamos tão animados e motivados a fazer mais e o melhor das coisas. Circunstâncias assim são partes da vida de qualquer pessoa, mas não devem ser estimulados a permanecerem com a gente por muito tempo.

O problema é que quando esse monstrinho cresce dentro de nós, temos a tendência de nos deixar levar por essa maré de negatividade que nos estagna e atrapalha nossos planos, atrasa nossas metas e pode nos trazer perdas profissionais e pessoais.

Justamente por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer para não perder o foco quando estiver passando por uma fase ruim, e continuar firme e forte com seus objetivos.


1º passo: entenda o que está acontecendo

O primeiro passo para resolver qualquer problema é compreendê-lo, e quando a questão acontece dentro de você mesmo, isso é mais importante ainda. Portanto, quando começar a perceber que algo está errado, procure entender o que está te causando esse sentimento: é o trabalho? A família? O ciclo de amizades? Ou é algo mais profundo que te causa desconforto? Busque compreender isso para que não acabe tratando os sintomas ao invés de resolver de fato o problema, e ele acabe ganhando proporções maiores.


2º passo: se for preciso, se dê um tempo

Nem sempre é fácil ter clareza de ideias para identificar o problema, e por isso, se for preciso, ao invés de se preocupar em encontrar respostas, sinta o que tiver que sentir, respeite seu tempo. Ao invés de buscar respostas nesse momento, foque em entrar em contato consigo e buscar o real autoconhecimento. Desse modo, você entenderá de maneira natural o que está realmente acontecendo.


3º passo: busque soluções

Mais do que entender qual é a sua dificuldade, você precisa procurar meios de superá-la. Pergunte-se: é algo que só depende de mim para ser corrigido? Se sim, faça o que tem que ser feito. Aprenda a lidar com situações difíceis, converse com alguém que possa te ajudar, aprenda a aceitar que as pessoas são diferentes; procure um psicólogo, se for o caso, e pare de absorver coisas que não te fazem bem.

Não depende de você? Então por que te causa tanta agitação? Nós nunca devemos viver no comodismo e aceitar situações que não nos convém, mas algumas coisas precisam ser deixadas de lado para se resolverem sem a sua intervenção. Se preocupar com o que não depende de você só vai te causar um desgaste emocional desnecessário.


4º passo: não foque nas coisas ruins

Algumas pessoas são tão negativas diante de uma fase ruim e tão habituadas a arranjar desculpas para não saírem do lugar, que parece até que encontram um problema para cada solução que aparece. Não seja essa pessoa. Aprender a ver o lado positivo das coisas e encontrar soluções para problemas é um hábito que pode ser adquirido com prática. Treine sua mente a não reclamar, a buscar equilíbrio para pensar nas coisas com clareza, e mais do que isso, aprenda a tirar o foco do que não está saindo exatamente como planejado e a agradecer pelos aspectos da sua vida que te fazem feliz. Esse simples exercício já vai eliminar muitos dos seus problemas.


5º passo: encontre algo que te proporcione bem-estar

Quando estamos mal, pode ser difícil enxergarmos coisas boas e que nos façam bem, mas se você conseguir, saiba que será de grande ajuda se apegar a coisas boas, pois pouco a pouco o bem-estar que você vai sentir por meio disso vai acabar te ajudando a colocar a cabeça em ordem, e assim, a encontrar caminhos para superar a fase ruim em que você se encontra.

Você pode retomar um hobby antigo, como ir à academia, correr, ler os seus livros favoritos; ou encontrar atividades novas como colorir, aprender a tocar um instrumento, assistir seriados... Encontre aquilo que te deixa feliz e aproveite.


6º passo: encontre a sua motivação

Um dos motivos pelos quais você possa estar atravessando uma fase ruim pode ser a falta de motivação. Talvez você esteja sem perspectivas para o futuro, sem ambições ou sem vontade de aprender algo novo. Descubra aquilo que você gostaria de fazer por si mesmo, seus sonhos, seus objetivos. O que te moveria nesse momento de sua vida? O que te faria querer levantar todos os dias e não parar de fazer seja lá o que for até você conseguir? Responda a essa pergunta e renove o sentido dos seus dias.


7º passo: arregace as mangas

Ninguém sai do lugar sem colocar as pernas para funcionar, e diante de uma fase ruim a solução não poderia ser outra. Não adianta dominar a teoria sem exercer a prática. Pode ser que no início você só tenha confiança para tomar pequenas providências, mas por menor que sejam já valem de muita coisa. Você não precisa ter pressa, basta não se contentar em permanecer no mesmo lugar.


8º passo: acredite que você é capaz

Tentar superar uma fase ruim sem acreditar que você consegue é o mesmo que tentar piorá-lo. Confiar que você é capaz, por outro lado, já te impulsiona até a metade do caminho para que você supere definitivamente esse obstáculo. Procure o equilíbrio dentro de você, enfrente os problemas e aprenda com eles, não permita que eles te dominem e acabem colocando muito a perder. Faça sua escolha e dê o primeiro passo.


Lembre-se que ao longo da vida, você vai se deparar com muitos empecilhos, mas nenhum deles vai durar para sempre. Se você sentir dificuldade em fazer isso sozinho, procure ajuda de um psicólogo, o importante é cuidar da sua saúde mental e emocional.

4.617 visualizações1 comentário
bottom of page