top of page

14 dicas para manter o seu dia a dia no trabalho organizado

Atualizado: 24 de set. de 2019


Mesa de trabalho organizada para o dia a dia

Você sabia que a sua desorganização pode alterar o funcionamento do seu cérebro e ainda te deixar estressado? Isso acontece, em primeiro lugar, porque quando você acumula tarefas, você passa a se sentir mais ansioso, já que acaba entrando num estado de “bola-de-neve de pendências”.

Além disso, a falta de organização acarreta a perda de tempo e interfere no processo de tomada de decisão, pois é como se tivesse uma série de opções “espalhadas” e o seu cérebro tem que organizá-las de maneira rápida para só então poder analisar e optar por uma delas. Com isso, ele fica cansado e toma decisões aleatoriamente, sem nem considerar se é a escolha mais ou menos viável, afinal de contas ele gastou toda sua energia organizando as informações ao invés de avaliar as possibilidades.

Imagina como essa bagunça pode interferir no seu dia a dia no trabalho? Afinal, esse é um ambiente em que temos: as tarefas a serem cumpridas, decisões a serem tomadas, pequenas coisas que surgem ao longo do dia para serem resolvidas, além, é claro, dos objetos que costumam ficar nas nossas mesas - documentos, blocos de anotações, telefone, canetas, garrafa d’água... São tantos tipos de informação que é muito fácil você se perder entre afazeres e objetos e tudo virar uma bagunça sem fim. E isso, é claro, traz consequências.

O site CareerBuilder realizou um estudo com 2.662 gerentes de contratação e 4.912 trabalhadores, que mostrou como a falta de organização é enxergada no mercado de trabalho.

Esse estudo aponta que 28% dos empregadores são menos propensos a promover alguém que tem um espaço de trabalho desorganizado ou confuso, e também afeta a percepção que eles têm do funcionário, já que quase dois em cada cinco empregadores diz que pilhas de papéis que cobrem uma mesa passam a impressão de falta de profissionalismo.

Para evitar esse tipo de situação, separamos algumas dicas para que você se organize no trabalho.


Como organizar seu espaço de trabalho:

1. Deixe perto de você apenas o necessário;

2. Não abuse da decoração;

3. Coloque suas coisas sempre no mesmo lugar;

4. Jogue fora aquilo que você não utiliza;

5. Arquive documentos de assuntos já finalizados;

6. Tome cuidado com a quantidade de post-its;

7. Cuidado com garrafas de água ou canecas de café em cima da mesa;

8. Ao final do dia, organize sua mesa;

9. Mantenha a ordem dentro das gavetas também.


Como organizar suas tarefas:

10. Faça um planejamento semanal;

11. À noite, programa exatamente as tarefas que você precisará cumprir no dia seguinte;

12. Coloque prazos nas suas tarefas;

13. Estabeleça uma ordem de prioridade;

14. Antes de programar as tarefas do dia seguinte, reveja o que você cumpriu e o que precisará incluir no início da sua lista do próximo dia.


Para controlar seus afazeres, a sugestão é usar uma agenda física, o aplicativo de notas do celular ou aqueles que você encontra nas lojas de aplicativos, como o Trello, o Evernote e o OneNote.


Bônus:


No link a seguir você encontra algumas dicas de organização do ambiente de trabalho, publicadas pelo Blog do Opera Coworking, que foram inspiradas no método da especialista em organização pessoal Marie Kondo: https://operaco.com.br/metodo-marie-kondo-no-ambiente-de-trabalho/

129 visualizações0 comentário
bottom of page