Você já trabalhou a sua inteligência emocional hoje?

Atualizado: 24 de Set de 2019


Pessoa cercada de preocupações mas concentrada porque sabe trabalhar sua inteligência emocional

Em um mundo cada vez mais agitado, cheio de cobranças e pressão de todos os lados, não é difícil passarmos por momentos em que perdemos a cabeça, deixamos o estresse tomar conta. Quando isso acontece, podemos trazer prejuízos permanentes para nossas vidas pessoais, profissionais, acadêmicas, enfim, afetamos tudo!

Para não “deixar a peteca cair” é importante que, diariamente, procuremos trabalhar a nossa inteligência emocional (IE), que é a capacidade que temos de reconhecer e compreender emoções e sentimentos - nossos e dos outros.


O primeiro benefício de ter inteligência emocional é a maneira como passamos a tratar a nós mesmos. Ter autoconhecimento é a melhor coisa que você pode fazer por si. Quando for capaz de se reconhecer, você conseguirá se olhar com empatia, respeito, e começará a ter mais clareza para lidar com os próprios sentimentos, especialmente os negativos.

Com isso, além de se tratar com mais amor próprio, você passará a sentir real bem-estar, equilíbrio e motivação, porque suas emoções não serão mais uma surpresa e você saberá exatamente o que fazer quando notar que algo não está como deveria.


Mas é claro que as vantagens de trabalhar a inteligência emocional não se limitam a você, elas também afetam o modo como você se relaciona com os outros. A mesma empatia e respeito aplicados à sua existência passarão a ser exteriorizados, e você começará a tratar as pessoas ao seu redor da mesma forma. Desse modo, suas relações irão melhorar e serão cada vez mais verdadeiras, já que você vai prezar pelos sentimentos legítimos e que te façam bem, sem fazer questão de nutrir relações superficiais e sem significado real em sua vida.


E as coisas boas não param por aí. Além de uma melhora incrível em sua vida pessoal, você vai perceber que seu lado profissional também vai ter um salto gigantesco. Todo o aprendizado que você ganhará sobre lidar com suas emoções poderão ser colocados em prática em seu ambiente de trabalho.

Você conseguirá, por exemplo, ser mais resiliente diante de imprevistos; saberá lidar com pessoas e situações difíceis; conseguirá enxergar as coisas sob outras perspectivas na hora de tomar decisões; e conseguirá superar momentos de estresse com mais sabedoria.


Como podemos perceber, ter inteligência emocional é algo essencial em qualquer aspecto de nossas vidas, e é uma habilidade que pode ser conquistada com práticas, assim como um hábito.

Portanto, não espere pela próxima situação ruim para procurar essa mudança, comece já.

250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo