Recolocação profissional: Você sabe o que é, quando e como fazer?



A recolocação profissional é uma prática bem comum e se engana quem pensa que acontece só no momento que o profissional é desligado da empresa. Muitos profissionais avaliam diversos pontos de seus empregos atuais, vida pessoal, carreira e também a situação do mercado para encontrar propostas que se enquadrem dentro de seus parâmetros e objetivos.

E claro, também existe a possibilidade do desligamento.

Quando você traça um plano detalhado para voltar a trabalhar e mantém o foco nas atitudes certas, a recolocação profissional fica mais fácil e rápida. Confira a matéria que preparamos para você!


O que é recolocação profissional?

Basicamente é um conjunto de estratégias e métodos pelo qual o profissional passa para ir em busca de uma oportunidade de trabalho e se recolocar no mercado.


Como começar a sua recolocação profissional?

As formas mais comuns e eficientes para ir em busca de recolocação profissional envolve os seguintes métodos:

· Através de amigos ou de conhecidos de uma rede empresarial ou social;

· Site de emprego; (Igual ao portal da Qualitas Humanus)

· Motores de pesquisa de listagem de empregos (Google Jobs, por exemplo);

· Agência de emprego (Olha a gente aqui de novo) ou recrutador público ou privado;

· Site de uma empresa específica, na seção “vagas abertas” ou “trabalhe conosco”;


Por que você buscaria a recolocação profissional?

Você pode recorrer à recolocação profissional por diversos motivos e a busca por ela é um momento de muito trabalho e demanda pela especialização. Venha conhecer alguns desses motivos:

· Busca de novos desafios

· Desejo de ascensão profissional

· Excesso de viagens

· Falta de investimento em capacitação

· Falta de perspectiva profissional

· Insatisfação profissional (salário ou problemas com gestores)

· Mudança de cidade

· Demissão

Essa talvez seja a razão principal da busca de uma oportunidade, mas é uma realidade no mercado de trabalho e deve ser encarada com calma e maturidade.


Ok, e agora?


Antes de tudo, as empresas de recursos humanos especializadas em recrutamento e seleção (como a Qualitas Humanus), popularmente conhecidas como agências de empregos, têm um papel importante no auxílio para o trabalhador reingressar no mercado de trabalho. Essas consultorias dispõem de profissionais especialistas em recrutamento e seleção e contratos com diversas empresas de diferentes portes e segmentos que disponibilizam suas vagas exclusivamente para elas, podendo o trabalhador através de um único cadastro ter a possibilidade de acessar todas essas vagas e participar de vários processos seletivos ao mesmo tempo, sem custo.


Uma outra possibilidade de acelerar a busca por novas oportunidades, é através da contratação de uma consultoria especializada em Recolocação profissional, que dispõe de profissionais qualificados para atuar desde a elaboração do currículo mais adequado aos objetivos do trabalhador, até a localização efetiva das oportunidades disponíveis no mercado que são convergentes com o perfil profissional do trabalhador. Além disso, o trabalhador pode adquirir uma visão completa de suas competências e, também, da demanda que o mercado de trabalho oferece especialmente para o perfil dele.


Nós da Qualitas Humanus, somos facilitadores para o reingresso de trabalhadores no mercado de trabalho. Com tecnologia de ponta desenvolvemos um sistema integrado onde você, candidato, pode cadastrar seu perfil diretamente em nosso portal ou pelo aplicativo "Qualitas | Vagas de empregos".

Encontre com a gente vagas das melhores empresas de Sorocaba e região a qualquer hora e em qualquer lugar!


Quais são os métodos e estratégias para a recolocação profissional?


Analise sua carreira

Aproveite a demissão para dar uma revisada em sua vida profissional. Agora é o momento de olhar para a sua carreira, avaliar as condições atuais do seu trabalho e definir suas metas.

O que pode ser mudado? Existe algo que está faltando? Será que vale a pena explorar outro segmento?


Defina seus objetivos

Analise as oportunidades no mercado de trabalho e defina quais são seus objetivos profissionais. Para fazer isso, é importante levar em conta seu aprendizado, experiências, pontos positivos e pontos de melhorias, e aí sim, estabelecer objetivos que servirão para te recolocar no caminho que deseja seguir.


Avalie o impacto da sua decisão

Impacto financeiro - Uma demissão pode desestabilizar o profissional, não apenas emocionalmente, mas também gerar um impacto financeiro. Por isso, organize suas contas de forma racional e esteja preparado para ficar um período maior do que o esperado desempregado.

Impacto familiar - Ser sincero sobre seus desejos e expectativas com a sua família é muito importante. Fale sobre os problemas que está enfrentando e como isso tem afetado a sua qualidade de vida e talvez, consequentemente, impactar na deles também.


Atualize seu currículo em redes sociais

Manter seu currículo sempre atualizado é fundamental nesse período de recolocação profissional. O currículo é o seu cartão de visitas e deve estar sempre impecável e otimizado. Se você for realizar cadastro em portais de empregos e consultorias, como a Qualitas Humanus por exemplo, realize o cadastro com bastante capricho, deixando-o o mais completo e claro possível, lembrando que você está se “mostrando” para diversos recrutadores e empresas que são extremamente interessantes para você, por isso, não desperdice a oportunidade de valorizar suas experiências, cursos e conhecimentos em geral de uma forma bastante sincera e transparente. Sempre que possível revise seu cadastro e o atualize, principalmente se for mudar seus dados de contato, como o telefone ou e-mail por exemplo.


Atualmente as empresas utilizam diversas ferramentas de comunicação e as redes sociais também podem ajudar nesse processo. Portanto, ter um perfil atualizado no LinkedIn (a maior rede social profissional que existe) e estar atento as vagas de emprego, grupos da sua área no Facebook, Google Jobs, grupos de WhatsApp e postagens no Instagram é essencial. (Fique de olho na Qualitas).


As empresas preferem cada vez mais o meio digital para sondar, conhecer, abordar, se conectar e recrutar novos colaboradores. Então, cadastrar seu currículo em sites de vagas de emprego (olha nossa indireta aqui rs) é uma das melhores formas de conseguir trabalho atualmente e ser encontrado pelos recrutadores.


Faça seu marketing pessoal

Crie a sua própria marca e seja o maior defensor dela.

Mostre mais suas habilidades, competências e diferenciais, pois algumas características pessoais são muito valorizadas no mundo corporativo, como por exemplo, pro atividade e respeito. Aproveite que temos uma matéria sobre isso aqui em nosso blog! Acesse aqui!


Mantenha-se atualizado

Aproveite o tempo livre ao seu favor, dedicando-se ao seu desenvolvimento, pois além de aumentar sua rede de contatos, estudar durante o período em que estiver fora do mercado demonstra que você não ficou parado e é um profissional dedicado a aprender sempre mais. E para complementar ainda mais sobre esse tema, temos a matéria perfeita! Acesse aqui!


Busque o networking

Cuide da sua rede de relacionamentos e mantenha contato com pessoas que acrescentam na sua carreira. Uma boa oportunidade é fazer cursos presenciais, nos quais você tem a oportunidade de se relacionar pessoalmente com pessoas que tem o mesmo interesse que você.


Sabe aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Mantenha o contato com seus conhecidos, se conecte nas redes sociais, exponha seu interesse profissional. Cultivar sua rede de contatos profissionais e pessoais é algo que deve ser feito constantemente, não apenas quando for demitido. Por isso, mantenha contato com a sua rede.



Esteja preparado para uma entrevista

Antes da entrevista, pesquise bastante sobre a empresa contratante. Além disso, trabalhe todo o seu potencial de comunicação para se dar bem na entrevista com o recrutador. Confie no seu potencial para transmitir esse sentimento durante a conversa. Para reforçar ainda mais sua preparação, confira a nossa série sobre “Maratona do Emprego” que está disponível no IGTV por este link. Acesse aqui!


Esperamos que tenha gostado da matéria e se você já viveu alguma experiência da recolocação profissional conta pra gente aqui nos comentários!

Conhece alguém que pode se interessar por este post? Compartilhe! 😃