top of page

Mudar seus hábitos pode te ajudar a atingir seus objetivos


Pessoa comemorando porque mudou seus hábitos e alcançou seus objetivos

Você já teve a sensação de que é uma pessoa improdutiva? De que seus hábitos, de alguma forma, estão te atrapalhando? Se sim, você não está sozinho. É comum termos alguns comportamentos que nos impedem de desenvolver nossas atividades pessoais e profissionais de maneira eficiente. Pior do que isso, há circunstâncias em que não são apenas alguns, mas todos eles, e quando isso acontece, devemos, sim, pensar em mudar!

Antes de começarmos, vamos entender o principal: o que é um hábito? Hábito diz respeito ao modo frequente com que se realiza algo; um costume; um comportamento adquirido. Podemos dizer, então, que hábito é algo que se aprende, que se condiciona a fazer, e que pode ser bom ou ruim.


Você já parou para pensar em quais hábitos te intoxicam? Analise alguns exemplos de coisas que você pode estar fazendo e que estão te prejudicando em algum aspecto de sua vida:

  • Pensamentos negativos, pessimistas

  • Dormir pouco ou dormir demais

  • Incapacidade de concentração

  • Se alimentar incorretamente

  • Não praticar exercícios físicos

  • Perfeccionismo excessivo

  • Desorganização

  • Procrastinação

  • Não ser pontual em seus compromissos

  • Resistência ao aprendizado de coisas novas

  • Fugir das suas responsabilidades

  • Vitimização


Se você se identificou com algum desses hábitos, significa que é hora de considerar mudar! Mas como se livrar de um hábito ruim? Se você foi capaz de reconhecer quais são os aspectos negativos da sua vida, você já está deu o passo mais importante, mas você também precisa entender o que te leva a fazer o que faz, a origem do problema. Outra questão é saber por que você quer mudar. Ninguém descarta um costume enraizado sem ter um propósito maior, que realmente o encoraje a sair da famosa zona de conforto e incorporar novos hábitos em seu dia a dia.

Como falamos anteriormente, o hábito é algo que se aprende, portanto, para mudá-lo, você precisa aprender outra coisa que o substitua ao mesmo tempo em que traga benefícios à sua vida.

Foque no resultado que você quer atingir e condicione seu cérebro a priorizá-los, e não a cair na tentação da satisfação temporária. Leve seus objetivos a sério.

Quando pensar em dormir mais cinco minutinhos, quando sentir vontade de faltar da academia, quando quiser deixar para resolver aquele problema no trabalho ‘só depois’... São inúmeras as situações em que você pode educar seu cérebro a pensar na meta, e não no meio de chegar a ela.


Ao incorporar novas práticas em sua vida, você sentirá melhoras em toda a sua rotina, tornando-se uma pessoa que realmente produz, que chega a resultados, e verá que quanto mais você muda, mais quer mudar. Levar uma vida disciplinada, onde os objetivos são maiores do que os comodismos diários, é algo gratificante e certamente te levará a lugares que pessoas conformadas com seus maus costumes nunca irão. Faça da capacidade de readequar hábitos uma de suas principais qualidades!

193 visualizações0 comentário
bottom of page