Um de nossos principais valores é o respeito às pessoas e, por conta disso, a Qualitas Humanus incentiva e promove o tratamento igualitário. Assim sendo, não poderíamos fazer diferente: apoiamos e respeitamos a diversidade.
Queremos aproveitar a data para compartilhar com você um texto especial sobre o mês dedicado ao orgulho e direitos LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e outros).
Nele vamos falar sobre a origem da data e sua importância, vem com a gente!
Como surgiu o Dia do Orgulho LGBTQIA+?
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ teve uma origem motivada pelo preconceito, intolerância e o ódio. Em 1969, a cidade de Nova Iorque foi marcada pelo episódio no bar Stonewall Inn, um grupo de gays, lésbicas e transsexuais estavam curtindo a noite no estabelecimento quando aconteceu uma batida policial no local.
Os policiais enunciavam que precisavam prender os clientes por “conduta imoral” com o objetivo de coagir essas pessoas. Uma ação corriqueira em ambientes frequentados pela comunidade LGBTQIA+, mas, diferente do que acontecia em batidas policiais anteriores, os frequentadores do bar resolveram reagir.
Com o apoio das pessoas presentes, uma multidão se concentrou para responder à perseguição policial contra a comunidade. O protesto perdurou por duas noites, dando origem a várias outras mobilizações em favor dos direitos dos homossexuais em cidades americanas.
No ano seguinte, surgiu a primeira Parada do orgulho Gay. O movimento ganhou forças em todo o mundo, somando a ele ainda outros grupos e se tornando o Dia do Orgulho LGBTQIA+ para englobar todas as orientações sexuais e de gênero.
O Movimento no Brasil
O Movimento LGBTQIA+ brasileiro nasceu em uma situação de grande repressão e injustiça social: a Ditadura Militar. O surgimento de algumas publicações LGBT provenientes dos jornais Lampião da Esquina e ChanacomChana foram essenciais para o crescimento e o amadurecimento do movimento no Brasil.
Um ato político que ficou conhecido como o "Stonewall brasileiro" se originou a partir de uma ocorrência com o jornal ChanacomChana. O jornal foi fundado em 1981 por um grupo de mulheres homossexuais e foi vendido e distribuído no Ferro’s Bar, conhecido bar de público lésbico. Embora fosse seu público, os donos do bar não o aprovaram e as mulheres foram expulsas em 1983, resultando assim em um estopim para esse e outros eventos.
Qual a importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+?
Hoje, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma data para sentir orgulho por poder ser quem é sem medo ou constrangimento. Ele é comemorado não só pela comunidade, como também por todas as pessoas que apoiam a diversidade e respeitam o amor. É um momento para lembrar que todos devemos ter direitos, acessos e principalmente respeito.
Inclusão, igualdade e o combate à LGBTfobia são os tópicos mais abordados nesse dia, mas essa batalha constante vai muito além. Existe uma enorme dificuldade com a busca por emprego e melhores oportunidades na vida. Se enfrentar o mercado de trabalho já é complicado, para a comunidade LGBTQIA+ é ainda maior.
A inserção social no mercado de trabalho é marcada por obstáculos de diferentes naturezas, desde a desqualificação até a simples negação de oferta de oportunidades.
A Qualitas Humanus tem orgulho de apoiar o movimento LGBTQIA+
Embora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ seja comemorado mundialmente no dia 28 de junho, na Qualitas, ele é lembrado todos os dias. Temos orgulho em ser uma empresa inclusiva, que tem a diversidade como um de seus ativos e, assim, um compromisso com o movimento LGBTQIA+.
Conclusão
Não importa a orientação sexual ou gênero da pessoa, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos. Que tal levantar a bandeira da igualdade compartilhando este conteúdo em suas redes sociais?
Pode parecer um pequeno gesto, mas será bastante significativo para incentivar a igualdade e assim, criarmos um mundo melhor.
Vamos levar inclusão e diversidade para o mercado de trabalho, venha se candidatar às vagas da Qualitas Humanus!
Comments