Como ser produtivo enquanto procura emprego

Atualizado: 24 de Set de 2019



Quando estamos disponíveis para o mercado de trabalho é muito comum termos a sensação de estarmos perdidos, afinal de contas, nossos horários ficam livres, nossas rotinas desorganizadas e não é raro termos a sensação de não sabermos por onde começar a procurar outro emprego.

Você já parou para refletir sobre o que fazer durante esse período e como usar sua disponibilidade de maneira útil para sua vida?


1) Atualize suas redes sociais

Hoje em dia, elas vêm sendo muito utilizadas por recrutadores para encontrar candidatos e/ou analisar o perfil daqueles que já chegaram até eles, por isso é importante ficarmos atentos a alguns detalhes:

a. Informações

É essencial que as informações contidas em suas redes sociais estejam atualizadas, em especial se você utiliza o LinkedIn, já que essa rede tem o foco profissional. Certifique-se, também, de que elas estão de acordo com o seu currículo, analisando desde os títulos dos cargos até os detalhes das funções.

Outro aspecto importante a ser considerado quando falamos de informações nas redes sociais é o conteúdo em si – você não precisa, e não deve, exibir todos os detalhes da sua vida nas redes. Tenha cuidado com os pensamentos que defende, os dados que compartilha... Nós sabemos que o vai parar na internet fica para sempre por lá.

b. Fotos

Publicar fotos nas redes sociais é algo que muitos gostam de fazer, sejam as populares selfies ou fotos com os amigos, família, pets, lugares diferentes... Mas é preciso ficar atento ao tipo de foto postada. Será que é legal publicar uma foto em que você aparece com bebidas alcoólicas nas mãos? Ou, então, usar como foto de perfil uma em que você esteja fazendo caretas ou usando um daqueles filtros de bichinhos? Tenha o cuidado de se preocupar com sua imagem, pois o que você transmite por ela conta muito para os recrutadores que possam chegar ao seu perfil.

c. Privacidade

Talvez você discorde um pouco com a dica anterior e pense que se a rede social é sua, você pode publicar o que quiser. Esse pensamento não é o ideal, mas há um modo de atingir o equilíbrio entre o que é recomendado e a sua liberdade de ser você mesmo em suas redes sociais: as suas configurações de privacidade. Dessa forma, você pode publicar o quiser ao mesmo tempo em que limita o acesso de pessoas que não fazem parte da sua rede.

Lembrando que essa sugestão é recomendada para o Facebook e o Instagram, mas não para o LinkedIn, porque ele não permite configurações que limitem a visibilidade do seu perfil, já que o intuito da rede é justamente ampliar seu networking em termos profissionais e até mesmo mostrar suas qualificações e experiências para recrutadores, para que você possa concorrer a vagas de emprego.

d. Portfólios

Se você utiliza portfolios digitais, certifique-se de que eles estejam sempre atualizados, renovados e que realmente expressem quem você é profissionalmente, principalmente se a sua área de atuação exigir criatividade, já que essa é uma ótima ferramenta para mostrar às empresas o quão diferenciado o seu trabalho pode ser.


2) Estude

Mais do que atualizar suas redes sociais, você precisa se atualizar. De nada adianta ter uma ótima apresentação se seu conteúdo for vago. Então, utilize seu tempo para se manter em contato com as novidades em sua área de atuação, com o mundo e sobre conhecimentos diversos que podem - e com certeza vão - ser utilizados em sua vida profissional.

a. Leia

Desenvolva o hábito de ler livros, artigos, revistas científicas. Esse ainda é o melhor meio de adquirir informações novas e conhecimento sólido e confiável acerca de diversos assuntos. Além disso, quanto mais você lê, melhor você escreve e se comunica, então, você ganhará duplamente com esse novo hábito: qualificação profissional e desenvolvimento pessoal.

b. Assista a vídeos

Ainda que ler seja o melhor meio de abrir as portas para o conhecimento, não podemos descartar os tão populares vídeos. Eles são ferramentas muito úteis para aprendermos de maneira mais prática e atrativa. Hoje em dia é possível encontrar inúmeros vídeos gratuitamente, inclusive os famosos vídeos TED Talks, que abrangem diversos temas e podem ser bastante surpreendentes e enriquecedores.

c. Faça cursos online

Se você tiver algumas economias, invista em cursos online. Hoje é possível encontrar os mais variados tipos de cursos, por valores muito acessíveis e que vão te trazer uma boa base de conhecimento, além de fornecerem a emissão de certificados. É um ótimo meio de continuar se qualificando mesmo em tempos em que é preciso economizar.


3) Cuide-se

A falta de um emprego e o enorme tempo ocioso podem levar à queda da nossa autoestima. Por esse motivo, deixamos de nos cuidar e esquecemos que isso pode prejudicar ainda mais a nossa busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Não deixe de ficar atento a esses fatores:

a. Saúde física

Quando falamos de saúde, já pensamos logo em comidas saudáveis, exercícios físicos, esportes... E estamos certos em fazer isso. Aproveite que tem mais tempo e não vive na correria para reavaliar seus hábitos e organizar uma rotina mais saudável, que inclua atividades físicas e alimentação de qualidade.

b. Saúde psicológica e emocional

Cuidar da mente e de questões emocionais é fundamental. Precisamos estar bem por dentro se quisermos estar bem por fora.

c. Aparência

Uma das consequências da falta de autoestima, ou simplesmente o comodismo por passarmos mais tempo em casa, é o descuido com a aparência. E tudo bem não estar 100% impecável o tempo todo, mas não permita que esse hábito se perdure em sua vida. Cuidar da aparência traz uma sensação de estar bem consigo mesmo e eleva a autoconfiança, que é fundamental quando se está à procura de uma oportunidade de trabalho.


4) Faça mais daquilo que gosta

Quando vivemos uma vida agitada, uma das maiores queixas é a falta de tempo para aproveitar a família e os amigos, para fazer atividades que gosta, ou para simplesmente fazer nada. Então, aproveite esse momento para se distrair, para praticar hobbies, se dedicar às pessoas que você ama e aproveitar a alegria proporcionada pelas coisas que te façam bem!

Não estar atuando no mercado de trabalho não significa que você precisa se “punir” e deixar de desfrutar das coisas boas da vida.

145 visualizações

Telefone: +55 (15) 3224-7777

Endereço: Rua Santa Clara, 407 - Centro - Sorocaba/SP

 

Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h

 

© 2019 - QUALITAS HUMANUS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.