A beleza da vida está nas mudanças

É interessante analisar o número de pessoas que têm medo da mudança. Elas estão sempre em busca da famigerada estabilidade (que não existe), sempre procurando meios de se manter em sua zona de conforto e se contentam com o que “a vida dá”, porque assim é mais fácil. “Mudar para quê? Assim está bom...”.

Esse tipo de pensamento é mais assustador do que as mudanças em si. Mudar dói, claro que dói. Não é fácil abrir mão das suas verdades, dos hábitos que você já está acostumado; é ruim perder o emprego, ir morar em outra cidade, ter que andar de ônibus depois que acostumou a usar só o carro, ficar solteiro depois de namorar por anos... A lista poderia ser bem maior, mas já deu para entender, né?

A verdade é que nossa existência é uma eterna inconstância, nada vai ser para sempre de um jeito só. Às vezes, precisamos nós mesmos tomar a frente e dar uma reviravolta em nossas vidas. O trabalho está ruim? Se programe e procure outra oportunidade. O amor acabou? Encerre o relacionamento, não tem porque ter medo de ficar sozinho. Sempre haverá outro emprego, outro amor, outra chance de você fazer melhor e ser feliz.

Há mudanças que podemos controlar, outras não. A grande questão é como reagimos a elas, o que tiramos de bom de cada uma delas.

A maioria das pessoas evita confrontar novidades pelo simples fato de terem medo de arriscar, medo de como vão se sentir, medo da incerteza do que virá. O pior é perceber que essas pessoas nunca param para pensar que as consequências podem ser positivas, e antes mesmo de mudar elas já se apegam às coisas ruins que podem acontecer, sem saber se realmente irão.

Claro que diante de algumas mudanças todos podemos nos sentir desconfortáveis e contrariados, contudo, não podemos demorar muito para perceber a beleza por trás disso: cada mudança traz consigo uma imensidão de novas oportunidades, basta querer e saber enxergá-las.

Além dessa janela que se abre para buscar possibilidades, ser jogado para fora do nosso "trenzinho de conforto" pode ser libertador para nossas mentes, pode ser o estímulo que faltava para evoluirmos como seres humanos. Geralmente, momentos difíceis - se bem aproveitados - nos levam à reflexão. É nessa hora que percebemos o que falta para mover nossas vidas de verdade. Às vezes, essa é a chance de investir naquele negócio que você sempre quis, de fazer o curso que sempre sonhou, de arriscar uma posição naquela empresa que sempre quis trabalhar...

Independentemente de qual for o contexto, não tenha medo de mudar, tenha medo de que as coisas continuem sempre do mesmo jeito, te impedindo de crescer, de evoluir, de aprender coisas novas. Você não é uma árvore, não precisa, e nem deve, ficar na mesma posição para sempre.

56 visualizações

Telefone: +55 (15) 3224-7777

Endereço: Rua Santa Clara, 407 - Centro - Sorocaba/SP

 

Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta: 08h às 18h e Sexta: 08h às 17h

 

© 2019 - QUALITAS HUMANUS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.